Qual o papel dos rufos contra a infiltração?
As infiltrações são motivo de preocupação para diversas pessoas, devido aos danos que elas podem causar às suas casas e obras. Além de danificar seriamente a estrutura, as infiltrações ainda podem causar mofos que são prejudiciais à saúde de todos os moradores do local.
Na hora de escolher os materiais do seu telhado, é ideal optar por aqueles que previnem as infiltrações, como as telhas metálicas. Existem alguns acessórios que também podem ajudar a reduzir as chances das infiltrações, como os rufos, que impedem que a água da chuva entre em contato com paredes expostas, onde podem ocorrer infiltrações e vazamentos.
A seguir, iremos explicar um pouco melhor o que são os rufos e sua importância para sua cobertura.
Quais as funções dos rufos?
Os rufos se tratam de placas de aço galvalume, que são instalados próximos às telhas, lajes e paredes expostas para protegê-las contra a infiltração. Isso ocorre pois os rufos impedem o contato direto da parede com a água da chuva, evitando que ocorram vazamentos e infiltrações.
Ao contrário das calhas, os rufos não têm a função de coletar água da chuva. Sua principal função é a proteção para as frestas laterais do seu telhado contra o acúmulo de água e suas consequências.
Como realizar a manutenção dos rufos?
Para manter o bom funcionamento dos rufos e a proteção da sua cobertura, é preciso fazer a manutenção correta deste acessório. Felizmente, a manutenção das placas de aço galvalume é muito simples e não precisa ser feita por profissionais.
Durante a limpeza dos rufos, é preciso tomar cuidado para não utilizar esponjas de aço ou nenhum tipo de produtos abrasivos que possam riscar a estrutura. Por isso, esponjas macias são recomendadas, uma vez que estas não irão danificar a base de aço dos rufos.