Entenda as diferenças das calhas e rufos
As telhas metálicas são apenas o começo da proteção completa para o seu telhado contra as ações climáticas. Para a sua obra estar completamente protegida contra goteiras e infiltrações causadas por chuvas, é ideal o uso de alguns acessórios como as calhas e rufos. Mas muita gente ainda se confunde entre as diferenças entre utilizar calhas e rufos em uma obra.
Por isso, a seguir iremos falar sobre as principais diferenças no uso destes acessórios e por que ambos podem ter utilidades fundamentais para a sua obra.
Para que servem as calhas?
As calhas de aço galvalume serão encontradas em quase todas as construções que utilizam as telhas metálicas. Isso ocorre pois elas estão entre os principais acessórios que ajudam a proteger uma estrutura contra as ações das chuvas. Seu principal objetivo é simplesmente captar a água da chuva que escorre pelas telhas, evitando seu acúmulo no telhado e evitando o desgaste nas telhas.
Para que servem os rufos?
Geralmente, é no uso dos rufos que está a confusão. Isso ocorre pois muitos não sabem a diferença entre o uso das calhas e dos rufos, embora ela seja bastante simples. Enquanto as calhas servem para coletar a água da chuva que cai sobre um telhado, os rufos são utilizados em locais específicos de um telhado, geralmente entre ele e a alvenaria, para evitar que ocorram infiltrações na construção.