Engenheiro ou Arquiteto? Qual o mais indicado para o projeto da sua cobertura
Na hora de fazer uma obra ou reforma, contratar um profissional é sempre fundamental para garantir o seu bom andamento e desempenho. Mas este também pode ser um momento de dúvida, afinal, para reformar a sua cobertura, você deve contratar um engenheiro ou um arquiteto?
A seguir, iremos falar sobre as principais diferenças entre estes profissionais e qual deles é o mais indicado para a sua obra.
Qual a diferença entre engenheiro e arquiteto?
Tanto o engenheiro quanto o arquiteto são profissionais importantes na execução e fiscalização de construções. Apesar disso, a diferença entre as duas profissões está no foco e especialização de cada uma, que são voltadas a diferentes aspectos de uma obra.
O arquiteto, normalmente, está relacionado à área humana da construção. Ele é encarregado de compreender as necessidades e desejos do cliente, e criar um projeto que esteja de acordo com elas. Dessa forma, ele é muito importante para dar início ao projeto e ajudar na sua continuidade e fiscalização.
Já o engenheiro fica responsável pela parte técnica e estrutural de um projeto. Isso significa que ele cuida de fatores que vão desde a avaliação do terreno, até a determinação de materiais e técnicas utilizadas durante a construção, desde a estrutura até as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.
Devo contratar engenheiro ou arquiteto?
É comum que engenheiros e arquitetos trabalhem juntos em projetos de construções e obras, especialmente em obras maiores e com maior necessidade de acabamentos, onde o trabalho do arquiteto é fundamental. Já em obras e reformas menores e mais específicas, também é normal que opte-se por economizar e contratar somente um engenheiro para atuar na obra.