Conheça os principais tipos de cobertura
Você provavelmente já conhece os diferentes modelos de cobertura, que podem variar entre o uso das telhas onduladas ou das telhas trapezoidais, mas você já conhece as diferenças entre as coberturas de uma água, duas águas, ou mais? Para entender melhor sobre a sua cobertura, é importante conhecer a diferença entre esses variados tipos de telhados. Por isso, a seguir, iremos falar melhor sobre os diferentes tipos de telhado.
O que é uma água em um telhado?
Quando falamos em telhado, é muito comum falar sobre as águas de uma cobertura, mas se você fica em dúvida sobre o que são as águas, não se preocupe: estamos aqui para esclarecer. As águas de um telhado são as superfícies de escoamento. A quantidade de águas em um telhado pode variar conforme a obra, com cada obra possuindo uma ou várias águas.
Telhado com uma água
Quando um telhado possui apenas uma água, quer dizer que ele tem apenas uma superfície de escoamento. Esse tipo de cobertura costuma ser utilizada em estruturas menores, ou em garagens, por exemplo.
Telhado com duas águas
Já o telhado com duas águas é o tipo mais comum no mercado, especialmente quando se trata de construções residenciais. Trata-se de telhados com duas superfícies de escoamento, as quais são divididas por uma cumeeira, que ajuda a vedar melhor a construção e melhorar o desempenho do escoamento da estrutura.
Telhado com três ou mais águas
Por fim, existem telhados que podem ter até três ou mais águas, uma vez que não há um número limite e tudo pode variar conforme o projeto arquitetônico. Os telhados de três ou mais águas costumam ser utilizados em estruturas maiores, ou que possuam alguma formatação diferenciada na sua construção, o que pode aumentar a necessidade de águas na cobertura.