Como são feitas as chapas galvalume?
As chapas de aço galvalume, ou aluzinco, costumam ser amplamente utilizadas na produção de calhas e rufos galvalume. Apesar disso, ainda podem ter inúmeras utilizações em diversos segmentos do mercado, como na construção civil e no mercado agrícola, por exemplo.
Elas recebem este nome pois durante sua fabricação, o aço passa pelo procedimento de liga de metais nobres. As chapas de aluzinco ainda podem ser fornecidas em aço pré-pintado, que além de deixá-las mais bonitas e permitir que atendam às necessidades estéticas de qualquer projeto, ainda aumenta sua proteção contra oxidação, e sua durabilidade.
Mas, afinal, como são feitas as chapas galvalume?
O que é o aço galvalume?
Aço galvalume é o nome que damos ao aço que passou por um processo químico onde ele é imergido em zinco fundido. Este processo é responsável por uma reação onde o zinco é incorporado ao aço.
Isso significa que este processo químico ajuda a aumentar a proteção do aço contra a corrosão. Dessa forma, o aço aluzinco pode passar por diversos processos de industrialização, como corte, dobra, estampagem e solda a frio, sem que sua qualidade final seja afetada.
O que é galvanização?
Portanto, galvanização é o nome que se dá ao processo onde os metais são revestidos por metais mais nobres com o objetivo de aumentar sua proteção contra a corrosão. Este processo ainda traz diversas vantagens ao metal, pois aumenta sua resistência à temperatura, sua durabilidade e ainda a resistência da superfície.
Devido a essas vantagens, as chapas galvalume podem ser recomendadas para aplicação em diversas indústrias. Entre suas principais aplicações, podemos citar seu uso na construção civil, na confecção de ar condicionado, fachadas, na indústria automobilística e em diversos sistemas de isolamento térmico, entre outros.