Como evitar a ferrugem?
A ferrugem é uma das maiores preocupações daqueles que trabalham com estruturas metálicas. Resultado do processo de oxidação, o metal acaba perdendo suas propriedades químicas e sofre sua deterioração, o que culmina na ferrugem.
Além de afetar o metal esteticamente, a ferrugem ainda traz inúmeros malefícios para a estrutura. Após esse processo de oxidação, o metal perde sua força e resistência, tornando-se mais fraco, o que pode causar vazamentos e rupturas na sua estrutura. Felizmente, esse problema pode ser evitado de diversas formas ainda na etapa de planejamento da obra.
Confira a seguir algumas dicas de como evitar a ferrugem nas estruturas de aço.
Cuidados básicos
Para começar, existem alguns cuidados básicos que todas as estruturas e materiais de metal se beneficiam se você tomá-los. Entre eles, está o cuidado na higienização dos materiais, evitando usar água. Além disso, é importante evitar a exposição do metal à umidade, especialmente durante sua armazenagem, optando por locais secos e cobertos.
Considere a pré-pintura
Em caso de pintura do material durante sua fabricação, é fundamental optar pelo processo de pré-pintura. Isso ocorre pois a pré-pintura do aço ajuda a protegê-lo ainda mais contra a oxidação e contra as ações do tempo, uma vez que cria mais uma camada resistente contra esses efeitos.
Escolha o aço galvanizado
Ainda na opção pelas formas de fabricação e pelos materiais utilizados para a elaboração da sua estrutura metálica, uma forma de evitar os problemas de corrosão e ferrugem está em optar pelo processo de galvanização do aço.
A galvanização é um processo no qual é aplicada uma camada de zinco, que ajuda a proteger ainda mais o aço contra efeitos externos como a ação corrosiva que dá origem à ferrugem. Este processo ajuda a proteger ainda mais sua estrutura, dando mais longevidade, e evitando a necessidade de gastos com manutenção e consertos que poderiam ocorrer devido à ferrugem.