Conheça mitos e verdades sobre o uso do aço em telhados
Como o aço galvalume está sendo cada vez mais utilizado em diversas obras da construção civil, é comum ouvirmos falar muitas coisas sobre essa matéria-prima. Mas, às vezes, podemos ficar em dúvida quanto a o que é verdade e o que é mentira entre tantas informações que recebemos.
Por isso, a seguir iremos elencar alguns mitos e verdades sobre as estruturas de aço galvalume.
Qualquer projeto pode utilizar uma estrutura de aço galvalume
Verdade. Devido à sua alta versatilidade de aplicação, o aço galvalume pode ajudar a compor obras nos mais diferentes segmentos, sendo utilizado em obras residenciais, comerciais, industriais, e até mesmo em pontes, estádios, ginásios e na indústria automotiva. Hoje, é mais comum vermos sua aplicação em obras industriais e comerciais. Apesar disso, seu uso tem crescido cada vez mais nas obras residenciais, especialmente com uso de telhas metálicas no estilo colonial, que mantém a estética residencial para essas obras.
O aço aumenta o custo da obra.
Mito. Muitas vezes, o preço inicial das obras que utilizam estruturas feitas de aço galvalume pode parecer mais caro quando comparado com o preço de outras matérias-primas, mas na verdade o aço traz grande economia a longo prazo. Isso ocorre pois a sua montagem é extremamente facilitada, reduzindo os gastos com mão de obra durante o período de obra. Outro benefício está na alta durabilidade do material, que reduz a necessidade de manutenção e o risco de danos físicos na estrutura por mais tempo.
Estruturas metálicas oferecem menor conforto termoacústico
Mito. É muito comum a associação do aço com a redução do conforto térmico ou acústico de um projeto, mas na verdade, quando usado na estrutura de uma obra o aço não influencia nesse quesito. Além disso, quando o aço galvalume é utilizado nas telhas e cobertura de uma obra, ele pode ser entregue com isolamento termoacústico, o qual permite levar ainda mais conforto para a obra.