Como é feita a reciclagem do aço?
O aço tem cada vez mais se tornado um dos materiais favoritos não apenas na indústria de construção civil, mas também nas indústrias de transporte e eletrônicos. O motivo para o aumento da popularidade do aço se dá por diversos fatores, como a sua maior resistência e durabilidade, que permitem maior economia a longo prazo devido à menor manutenção da estrutura. Além disso, outro grande motivo para a maior popularização do aço está no fato de este material ser completamente reciclável.
Mas como se dá esse processo de reciclagem, e por que ele é tão vantajoso? Confira a seguir mais informações sobre a reciclagem do aço.
Como ocorre o processo de reciclagem do aço?
Já passou da época em que os ferros-velhos eram o destino correto para as estruturas de aço que eram descartadas. Estes materiais podem receber uma destinação mais correta através das próprias indústrias.
Devido a como são feitas as ligas do aço, os materiais descartados podem ser facilmente misturado com o aço novo, uma vez que juntam formam ligas ainda mais fortes, resultando em estruturas ainda mais fortes e duradouras.
Quais são as vantagens da reciclagem do aço?
Além de trazer grandes benefícios ao próprio material, a reciclagem do aço ainda oferece grandes benefícios ao meio ambiente e aos processos de construção. Isso ocorre pois o processo de reciclagem do aço tem um impacto ambiental bastante baixo, resultado de possuir um dos menores consumos de energia em seu ciclo de reciclagem.
Além disso, outro grande benefício ambiental que a reciclagem do aço traz está na redução da necessidade de exploração de recursos naturais para extrair matéria-prima. Isso, por sua vez, reduz as emissões de CO2, criando um processo de construção muito mais limpo e verde para a sua obra.