Principais materiais para acabamentos de uma cobertura de telhas metálicas
Não são só as telhas metálicas que importam para a finalização de uma estrutura coberta. Existem outros materiais de arremates que ajudam a consolidar a estrutura da cobertura e beneficiar o seu acabamento. Dentre os materiais mais importantes para a construção da cobertura estão as calhas, rufos e cumeeiras. Hoje vamos falar um pouco sobre esses elementos que trazem suporte, durabilidade, funcionalidade e proporcionam um melhor acabamento estético de uma cobertura com telhas metálicas.
Calhas
As calhas são de extrema importância em uma estrutura coberta. Elas são canaletas metálicas pelas quais a água da chuva escoa, evitando a umidade, protegendo a pintura das telhas, impedindo a infiltração e prevenindo danos estruturais. Além disso, elas podem escoar a água para armazenamento em cisternas, para reutilização.
É importante que a manutenção da calha esteja sempre em dia, caso ela entupa, podem ser formadas poças que favorecem a proliferação do mosquito da Dengue e Zica.
Rufos
Assim como as calhas, os rufos também são peças feitas com chapas metálicas que são fixadas em determinados pontos da sua cobertura para impedir a infiltração da água nas paredes e muros, evitando o mau cheiro, mofo e até mesmo o apodrecimento de paredes de alvenaria.
Cumeeiras
A cumeeira é um complemento muito importante de um telhado, sendo colocada na parte mais alta do telhado, o cume, onde existe uma linha de separação das águas da cobertura, evitando a entrada da água da chuva. Portanto, a cumeeira é como uma telha que possui um formato especial de “capa” para proteger o vão que fica entre a separação das águas do telhado.
Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre os arremates de uma cobertura de telhas metálicas? Entre em contato com a nossa equipe comercial!